quarta-feira, 30 de outubro de 2013


Artigo de Saul Leblon sobre a Petrobras , R$ 327 bi serão investidos até 2017 , excelente o longo e objetivo texto . A importância e os desafios que o pré sal trará a economia , ao país e a sociedade brasileira.

O link com a indústria aeroespacial é outro ou o ponto em que a exploração do présal e o desenvolvimento tecnológico irão se cruzar , e com presença estatal marcante nas empresas deste setor formando um quase eixo econômico estatal com os bancos . O desenvolvimento das tecnologias estarem em mãos estatais é sempre bem vindo .  Com outras caracteristicas a presença no setor automotivo ou de veículos em geral , neste caso como na criação da Petrobras a presença da sociedade e engajamento na construção desta indústria seria fundamental ou decisivo e o ABCD paulista não poderia ser melhor criatório para estas manifestações , mobilização e articulação nacional.

Como destacou Saul o Brasil já teve um número de estatais e presença estatal na economia bem maior e os problemas maiores de investimentos e industrialização aconteceram após o desmonte deste antigo conjunto de estatais .

Desafio do próximo governo , continuar mantendo o rumo positivo na economia e índices sociais para poder realizar as mudanças na estrutura da economia nacional , formato teórico , as variações de índices como câmbio , inflação e juros entre outros erros estruturais do neoliberalismo são algo da idade da pedra , sendo este debate mais mundial e internamente a questão da industriliazação e reestruturação do conjunto de estatais se possível com a criação de algumas . Como citou Saul e se levando em conta a malha rodoviária brasileira , número de veiculos e dificuldades em algumas licitações uma empresa nesta área seria bem vinda , parcerias com o Exército foram exitosas e poderiam se ampliar.

Ou seja o tremendo aumento da indústria petroleira , Petrobras , o bastante possível salto na indústria aeroespacial , que tem forte presença estatal , e alguma intervenção no setor rodoviário como construção e ou manutenção de estradas ou montadora de veiculos , seriam três vértices em setores da economia nos quais a lucratividade é boa e as estatais sempre serviriam como reguladoras sociais , salários e garantias trabalhistas , e econômicas , investimentos.

Aos poucos iriamos construindo outro cenário econômico sem sobressaltos com liberdade de investimentos e propriedade , segurança do mercado parcialmente garantida pelas estatais e políticas como conteúdo nacional , e se a economia e necessidade de construção de infraestrutura conseguirem resistir ao Ibama , MP , IpHn e outros orgões reguladores de obras no país , tambem a garantia de preservação ecológica digna do século XXI em função da avançada legislação do setor.

A aceleração nos projetos nacionais pode ganhar a velocidade necessária com desentraves burocráticos porem com penalização não exagerada mas que será cumprida se houverem erros não sendo necessária diminuições de garantias , garantias , não excessos ou tentativa de se prejudicar o país , ecológicas , trazendo ao Brasil os sempre bem vindos elogios por sua preservação de áreas , uma das maiores ou a maior extensão de área verde protegida do mundo , e legislação na área entre as mais avançadas do mundo.

O fato de serem indústrias de produção pesada faz com que  as preocupações e legislação ecológica sejam ainda mais pontuais e atuais , some-se o desafio vindouro de desenvolvimento econômico de regiões como a Norte e interior nordestino com geografia peculiares e teríamos com a garantia ecológica a garantia de tecnologia produzindo equipamentos e indústrias especificamente para estas regiões .

Podemos acrescentar o Plano Nacional de Educação e os recursos , 75% do pré sal , os outros 25% irão para a saúde e a base social em construção , ou seja a princípio os principais pilares estão sendo formados.

Talvez com tecnologia adequada , legislação e conscientização ecológica , educação e base social incluindo cidadania possamos construir um modelo econômico sustentável que atenda as necessidades daquela sociedade em um formato de século XXI , nas proximidades da base de Alcântara , próximo ao litoral nordestino e Centro Oeste , e no coração e símbolo das America do Sul e Central , a Floresta Amazônica poderia ser um berçário de interação econômica e ecológica , e quem sabe Don Mujica uma vitrine desta vez não em prol do consumismo e sim de uma convivência mais harmoniosa do ser humano entre si e com o planeta.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário