sexta-feira, 17 de maio de 2013


OMC , quais as principais pautas desta instituição desde sua criação.

Criada e gerida para facilitar a venda de produtos industrializados e serviços dos paises ricos para os paises pobres , impedindo a industrialização , e futura concorrência , destes e obviamente fazendo com que criem menos postos de trabalhos , arrecadem menos impostos e tenham menor desenvolvimento tecnologico.

E vemos o que atualmente , a velha mídia propagando em tom catastrófico o protecionismo , ou seja a opção de industrialização dos outros paises e vantagens decorrentes , como uma ameaça , ou seja estão mexendo nos interesses dos patrões e financiadores dela.

Qual a possibilidade destes países não enxergarem o óbvio , precisam se industrializar para serem sustentaveis , passarem a produzir tecnologia , eleveram a renda interna e arrecadação do governo ,  o autor diria que praticamente nenhuma , ou seja o movimento de industrialização e proteção destes novos parques industriais que surgirão no mundo tambem é óbvio.

E aí , o que teremos , a mudança de foco , agora o foco será a comerialização de produtos agricolas , porque esta pauta pouco é noticiada na velha mídia , resposta óbvia , não é de interesse dos paises ricos , e consequentemente a velha mídia dá pouco ou nenhum espaço a este debate e ao protecionismo mais violento que existe que é o do setor agricola o qual eles não aceitam nem mesmo discutir em especial a França e os EUA.

O custo de produção do saco de soja é 30 e pouco nos EUA e 85 dolares no Brasil , imaginem que com o mesmo custo pulverizariamos os produtores de soja norte americanos.

E esta é uma das prováveis situações que passarão a serem as principais pautas da OMC como um novo panorama no qual desta vez os paises  ricos trocarão de lugar assim como seus intereses com o das outras nações do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário