quarta-feira, 30 de outubro de 2013


Realizar-se por si próprio buscando os altos cismos como um ideal de pureza e de liberdade .

Jerôme Poncet e Gérard Janichon escritores da trilogia Damien , um veleiro de 10 mts no qual fizeram diversas viagens ao redor do mundo.

O mar os reúne nesta busca da natureza e da estética do esforço  , uma volta ao mundo que seja um aventura lúcida na qual o risco está sempre presente , manero.

A elevação individual sem fazer outros de escadas , a comunhão ou soma ao invés da subtração e invasão , o exercício espiritual individual sendo as colaborações uma dávida , independência sem individualismo , o esforço necessário físico e o desafio e o sempre presente risco.

Adptos de Jáh , tem um h , rs rs rs , talvez se identifiquem com algum parte desse depoimento , algumas partes do autor , destes velejadores ,  a primeira das etapas das várias viagens feitas por eles no veleiro Damien foi em 1969 e durou cinco anos , continuam velejando.

Mais pragmático apesar de quase um sonho seria uma união internacional para a compra de um navio somente para limpar os oceanos não só do lixo acumulado mas do que continua sendo despejado , plásticos são especialmente daninhos a vida marinha como vários outros detritos alguns inclusive podendo causar danos ou afundar embarcações , o aspecto visual tambem é bastante importante em minha opinião , nossos oceanos lotados de detritos boiando de certa forma retrata o último período neoliberal de desenvolvimento e os desajustes que a história mundial produziu , seria emblemático como uma nova ideologia mundial , o progressismo aperfeiçoado pode dar certo.

As despezas divididas por todas as nações , a prática de pesquisas e cursos com pessoas de todo o mundo além do trabalho de recolhimento de detritos , seria uma microexperiência de convivência mundial , inclusive tendo o navio todas as bandeiras de todas as nações inclusive as que não possam colaborar financeiramente em um primeiro momento. Termos 4 ou 5 navios destes não seria impossível assim como no futuro a incorporação de plataformas de petróleo que forem sendo desativadas e não tiverem como serem adptadas comercialmente , formando uma estrutura mundial nos oceanos , que por sua vez pertecem e unem todas as nações.               Uma idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário