domingo, 15 de dezembro de 2013

Dois fatos chamam a atenção em artigo do blog do Nassif , o primeiro a insistência em que o governo tem que resolver a questão da balança comercial quando a unica solução é a ampliação da produção interna hoje a cargo unica e exclusivamente da iniciativa privada.
O que obviamente explica o comportamento e as declarações da tal empresária , os empregados vão embora , que bonitinho , mais fácil perguntar se ela quer mais incentivos fiscais , financiamento com juros negativos ou taxas de lucros neoliberais para nos fazer o favor de investir no país de forma que o saldo negativo da balança comercial , outras ações serão periféricas ou secundárias na resolução deste problema , não comprometa a economia que afeta a toda a sociedade.
O que diga-se de passagem é um argumento pouquíssimo ou nunca mencionado até mesmo na mídia progressista.
O segundo fato é que após o inicio deste discurso iniciado durante as recentes licitações de concessões públicas com a reclamação sobre a taxa de retorno que o governo impunha, tam tam tam , modificada favorecendo os empresários , não houve diminuição da pressão do setor sobre o governo . Para atenuar o desgaste com a sociedade as criticas sobre as condições da economia brasileira que gerariam incertezas para que os investimentos fossem feitos , algo completamente detonado pelos fatos e pela mídia séria , inclusive reforçados por declarações de neoliberais ou empresários progressistas que não aderiram a este discurso.
Ou seja , papo pra cá, papo pra lá , e no final sempre o argumento que a balança comercial pode comprometer as contas públicas , sim e qual a solução ? Até o momento a única é aguardarmos o bom humor do empresários e nos rendermos a suas exigência e gracinhas , o setor de varejo de eletrodomésticos disparou na última década e continua aquecido , não esqueçamos do ultimo avanço nos programas sociais que permite se obter um credito de 5.000 reais para compra de aparelhos eletrodomésticos , ou seja  a sociedade tem que assistir um empresário que encheu as burras nos últimos 10 anos reclamando da economia e do governo e da falta de desemprego , que gerava fatos como os que os permitiam em alguns casos pagarem trabalhadores com um prato de comida em alguns rincões ou poderem escolher entre uma centena de desempregados qual os agradaria. As dificuldades de mão de obra são sérias porem qualquer cidadão com o mínimo de discernimento pode entender este fato em função da história do Brasil , não levar isto em consideração beira entre a desinformação ou alienação.
Apesar das grandes melhoras neste setor , empresariado , ainda vemos um tremendo ranço colonialista e da casa grande presente no setor hoje responsável pelo continuidade do bom desempenho da economia brasileira , o governo e a sociedade estão fazendo sua parte , o choque imposto por Collor neste setor parece já ter atingido seu limite ou capacidade de melhora de posicionamento . Ao meu ver ficando claro que a entrada do governo no setor produtivo hoje seria a segunda etapa do processo de modernização do pensamento dos empresários , e a única solução para sairmos desta arapuca que á dependência de um setor para que toda a economia e a sociedade possam desfrutar de uma segurança econômica é termos uma economia planejada e com metas que impeçam a volta de desemprego , perda da continuidade do aumento real dos salários e equílibrio da balança comercial . Se alguém tem outra solução gostaria de ler ou escutar.
Por último meu veemente protesto por este fato não ser publicada na mídia , a dependência , ou indexação , de toda a sociedade por um setor , o empresariado e principalmente o debate para sairmos desta situação sem termos que negociar como reféns os investimentos que precisamos no setor industrial , ou seja, que a sociedade saiba que pouco importa o governo que ela elegerá pois o rumo da economia e seu bom desempenho independem da vontade da sociedade e do governo e sim dos empresários , quando isto será colocado de forma adequada a sociedade brasileira ? E após isso quais opções de solução que serão apresentadas pelos partidos e entidades civis que a representam ? Essa baboseira toda de que a economia está isso e aquilo é como se discutir o problema de um resfriado ou caspa de um paciente que está com uma fratura exposta , quando sabemos bem que hoje os investimentos na planta industrial sanariam todos ou o principal problema e único estrutural da economia brasileira . A dependência das exportações diminuiu e pode diminuir ainda mais com o processo social iniciado pelo Bolsa Família.
Uma breve e descompromissada comparação se o setor da saúde tivesse o mesmo formato e o empresários não quisessem construir hospitais , na educação o mercado está pouco lucrativo então não abriremos escolas , o emprego é quanto menos necessário que uma vaga em um hospital ou escola , e os impostos , e a tecnologia ? Então porque neste setor não existe a presença do governo ou Estado.
Ou seja parece que teremos os tais supostos três anos de rareamento ou não investimento por parte de um setor do empresariado , coincidentemente pode ser o tempo para que os argumentos , esdrúxulos , utilizados para esta diminuição ou não investimento sejam detonados e começarem a gerar reações por parte da sociedade , se é que o boato era verdadeiro e isto ocorrer quem bolou isto é bastante eficiente.
Não custa lembrar um recente artigo na velha mídia no qual são colocadas velhas e várias mazelas da economia mexicana sendo o arremate do texto um ode a privatização da empresa de petróleo mexicana estatal , quase responsabilizando ou tentando linkar a estatização do petróleo como fato gerador das mazelas citadas inicialmente , as mais variadas e sem conexão com  o petróleo , e a privatização como fator redentor das distorções , algumas delas de décadas atras , e da economia mexicana , o que se  ocorrer será por um breve momento seguido de recessão e aumento da taxa de juros como sempre ocorre no molde teórico neoliberal , se o serviçalzinho escreveu aquilo por ideologia o Mandela ressuscitará rs rs rs.
Encerrando , a declaração de Jose Mujica , independente dos problemas que a legalização da maconha trará com certeza salvaremos ou impediremos que uma enormidade de jovens venham a se tornarem contraventores ou criminosos e passem se inserir na sociedade por meios econômicos lícitos , Mujica detona tudo , já era , o mais importante é que vidas humanas e estas as mais importantes serão salvas com a regulamentação , a onu não gostou , estranho né........

Nenhum comentário:

Postar um comentário