sábado, 28 de dezembro de 2013

Mujicaço , empossa ministro de sandalias , a nova versão do povo , novo valores , no poder.
Com os avanços sociais e a perspactiva de continuidade , somado a não pouco importante contribuição do marxismo porem com desafagens naturais que levam a óbvia necessidade de novas teorias adaptadas as novas sociedades , Mujicaço é um dos exemplos de novas formas de ideologia política.
O cidadão no poder, não mais o povo com o significado de miséria e injustiças , muito a ser feito , porem uma sociedade com condições minimas sociais apesar da questão economica ainda preocupar em alguns paises sul americanos. Não custa dizer , citando Argentina e Venezuela , que estavam muito pior e nos dois paises a continuidade do molde progressista vem sendo a escolhida pela sociedade , tendo a Venezuela já passando por duras provas impostas pelo neoliberalismo e desta vez diferentemente do passado o povo destas nações parece escolher o caminho de um novo molde economico ainda que enfrentem dificuldades ao inves de se renderem a velha formula neoliberal . Havendo esta conscientização , aumento da cidadania , mesmo em periodos de dificuldades na economia não mais se optará pela antiga teoria exclusivista socialmente e daninha financeiramente as nações que a empregaram , e sim a continuidade de uma nova organização social nacional e mundial que após sanados os defeitos do neoliberalismo nas sociedades e relações internacionais pode gerar um equilibrio social e financeiro minimo sustentável a todas as nações .
Desafio dos grandes , bilhões sem lastro pelo mundo , uma moeda internacional que tambem é a de uma nação , a concentração de renda , tecnologia e militar do ocidente , relações internacionais comerciais selvagens e sem qualquer preocupação com o longo prazo ou equilibrio entre paises , e regras feitas pelos paises mais desenvolvidos tecnologicamente com mais reservas financeiras.
A posição dos paises dos BRICS será o fator de mudança gobal mais importante , inclusive fazendo com que nações como Argentina e Venezuela possam resistir , e com este molde mais justo foramarem uma economia e teoria ou formato economico sustentável.
Um exemplo os EUA com sua economia quebrada simplesmente emitiu bilhões sem qualquer lastro consiguindo aquecer a economia , e se a Argentina e Venezuela fizerem o mesmo porque teriam suas moedas desvalorizadas e confiança abalada , porque assim impõe a boa parte e em diferentes graus ao mundo o neoliberalismo , sem qualquer justificativa que a lógica , tenho mais armas e dinheiro é um argumentação burra , violenta , rasa e de carater ético e moral , esta palavrinha é contraditória , Tarsão dá uma força na modernização , defeituoso , bom senso ou justiça possam entender , uma aberração a ser sanada se pretendemos ter um planeta democratico e harmonioso para todos os paises.
E quando vejo Mujica de sandalias me lembro de um cidadão fazendo suas contas para sua manutenção e pós trabalho , vejo um cidadão que não tem de papo furado e salva vidas e fecha a torneira financeira do narcotrafico , dinheirinho vai parar na política , judiciario , forças de segurança e economia causando aberrações em todos estes setores , mais uma vez corrobora o discurso feito na ONU , e exalta a simplicidade e clareza.
Aos poucos , e nem tão pouco assim e com vários avanços já feitos , a geopolítica , ordem economica e social mundial se modifica , diria até que a nova ordem se solidifica , os EUA não são mais o xerife do mundo e o neoliberalismo patina , se estiver certo no fato em que com a velocidade aumentando a solidificação e espraiamento das mudanças deve ser progressivo , quanto mais espaço o progressismo conseguir ocupar mais rapidamente chegará a todas as nações e sociedades.
A possivel escolha de uma ordem economica nos moldes neolibarais pode acontecer em alguns paises mas inserida em uma ordem economica mundial progressista , e esta sendo a orientação ideológica com suas variaveis da maioria das nações.
Uma ONU democratica , com um sistema financeiro mundial progressista e Mujica de presidente desta ONU , quantos desafios achavamos irrealizavéis e estão solucionados , Mujicão na presidência da nova ONU seria os novos valores , nova democracia , socialismo global ou progressismo como rumo para o futuro , e desta vez este rumo sendo decidido com muito maior e igualitária participação mundial. E qual garantia maior que Mujicaço que a ONU patrocinaria a inclusão dos países ainda mais atrasados e o fomento do equilibrio economico , social e ambiental.
Azevedo , omc , Grazziano , FAO e vários outros , ficava manero e de bom tamanho Mujicon de presidente .
O Uruguai é somente um exemplo de uma nação que pode ser ou ter uma qualidade de vida para sua sociedade boa ou muito boa , na minha opinião pessoal um pedacinho do céu na terra
 , como tantos outros e sabemos tambem que com o molde neoliberal a miséria , degradação da infraestrututa e ambiental são ocorrencias não comuns mas invariaveis. Em nações como o Uruguai e todas as outras que não tenham a escala financeira dos paises grandes , não há porque , não se justifica e acredito que a humanidade pode criar uma teoria capaz de resolver este problema e fazer com que todas as nações tenham sustentabilidade , neste ponto o comercio internacional e a seguridade alimentar são pilares essenciais.
Não estamos lá mas digamos bastante bem colocados , algumas cartadas da China na direção de um comercio internacional como equilibrador do mundo e não um mercado para ganhar dinheiro . governos , o apoio da Russia , o desenvolvimento social da India em rumo progressista , a continuidade dos bons resultados progressistas na America do Sul , e a África , essa deixamos para ver o que eles apresentarão ao mundo assim como os árabes quando se livrarem da presença internacional.
Mujica de presidente era a comemoração do humanismo , novos valores e o debate sempre criativo . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário