sábado, 18 de janeiro de 2014

As teorias economicas capitalistas sempre avaliaram economia em um cenário no qual algumas nações exportaram manufaturados , detem tecnologia e sociedades com renda e consumo elevados , em boa parte em função desta modelagem de relação comercial entre as nações.
Ou seja não cabem nas economias em formação dos paises que sempre exportaram produtos primários e tem nivel de renda e consumo menores.
Como conseguirão este nivel de renda sem terem mercados para venderem produtos manufaturados e comprarem produtos primários , ou seja mesmo após sua industrialização imaginarmos que venderão para os mercados e paises mais ricos é uma probabilidade pequena , ou seja todas as teorias anteriores foram desenvolvidas em um cenário economico no qual alguns exportam manufaturados e compram produtos primários.
O desafio é uma modelagem na qual não exista esta formato e sim o do aumento das produções nacionais e desmonte desta antiga relação comercial entre as nações gerando modificações em todas as sociedades.
Se não teremos o fator exportação como fomentador de riqueza nos níveis que os países mais ricos tiveram e compra de produtos primários a baixos preços , o equilíbrio interno entre os produtos seria necessário para que não haja concentração excessiva de renda em um setor , e com isto um menor nível de renda interna do o que foi alcançado pelas nações exportadoras. Gerando uma nova sociedade e novas relações de salário , emprego , consumo , o nível de renda menor modificaria os tradicionais valores de consumo ocidentais , e valores como cidadania , participação nas decisões públicas , felicidade , qualidade devida baseada em novos valores , e relação financeira com o Estado e contas públicas , dos empregadores , profissionais liberais , empresários e o carro chefe funcionários públicos.
Nesta modelagem a relação da economia com preços e salários se modificaria , como o enriquecimento das nações , a priorização com a produção nacional e o equilíbrio econômico mundial mudariam o eixo da economia mundial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário