sexta-feira, 17 de maio de 2013

A brincadeira com Cristovam Buarque me leva a uma ilação mais séria sobre  a questão emocional do ser humano.
Foucault já descaracterizou estados emocianais diferenciados do que se entendia por loucura ou deficiencia mental.
Termo proveniente da idade media no qual comportamentos e habitos diferenciados eram creditados a fenomenos malignos religiosos.
Em quais dos eventos historicos recentes nos quais houverem maior dose de loucura ou insanidades os antigamentes chamados de loucos estiveram presentes.
Guerra do Iraque , um país é invadido sem justificativa por uma força militar muito maior , milhares morreram e a industria de armas e terrorismo ganharam milhões de dolares e adeptos , quebra do sistema financeiro internacional , dramas sociais de proporções épicas com centenas de suicidios na Espanha , alguem imagina algum brilhante psiquiatra moderno chamando os responsáveis por estas loucuras de loucos.
Podemos imaginar estas pessoas sendo internadas involuntariamente , ou como só colocam a vida dos outros em risco aí não são loucos.
Qual o custo das internações involuntárias , o indice de recuperação de clinicas é de menos de 5% , o tratamento mais eficiente envolve todos os aspectos da vida do usuário , não simplesmente a inibição do consumo por um tempo , quem realmente lucrará e vem lucrando com internações , se não voluntárias e justificadas as caracteristicas são as mesmas de sequestro e carcere privado , se administrada medicação a força , tortura tambem.
Qual o risco para a democracia e liberdades individuais e quais os lucros para usuarios e sociedade , ainda que os usuarios passem primeiro por um juiz , defensor público , promotor e medico antes de serem conduzidos a clinica , sem estes quesitos atendidos pela atual legislação é crime de sequestro e carcere privado , o primeiro quesito a ser atendindo em um processo de recuperação é a vontade do usuario parar , sem ela as taxas devem ser de 0,00000 , ou seja quem serão os verdadeiros lucradores.
Ninguem é obrigado a se tratar de cancer ou qualquer outra doença fatal , ou pode ser preso para a execução do tratamento , porque quando se trata de drogas a forma se modifica , ainda que pelo prazo de 15 dias, a quem interessa , como quem são os grandes lucradores com a proibição do comercio de drogas , habito cultural não é resolvido com repressão , simples e basico.
A legislação garante ao individuo o livre arbitrio sobre si e seu corpo somente não podendo infringir as leis vigentes , fora isto é ditadura , nazismo e tortura.
Quanto aos recursos já li opiniões de profissionais sustentando que seriam melhores aplicados em prevenção e tratamentos de longo prazo em regime de assistência , com o que o autor concorda plenamente.
Abrir o olho pois esta tentativa de se auxiliar quem  tem problemas com drogas pode resbalar para agressões as liberdades civis e lucros para inescrupulosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário