quinta-feira, 30 de maio de 2013


OMC e as exportações.

Ainda vemos o conceito neoliberal guiando as discussões sobre comercio mundial.

A questão de se abrir e conquistar mercados , produzir a menor custo , ter um cambio favoravel , e neste ponto ainda medievalesco mas existente a presença ou ação militar para fazer valer seus interesses.

E o que ocorre é que o ponto principal a ser debatido é conceitual , ideologico ou mesmo filosofico.

Quando que o conceito de menor custo será abandonado e a variável emprego levada em consideração em primeiro lugar , é questão de tempo , essa é a questão.

A partir dai os excedentes como a necessidade de alguns itens que serão negociados sendo direcionadas ou divididas democraticamente entre os paises e tambem sendo utilizadas para gerar equilibrio e desenvolvimento dos paises mais atrasados.

Por interesse de todos e pela constatação que o equilibrio social e financeiro mundial é mais valoroso que ganhos individuais de qualquer pais que seja.

Quanto ao ganho que uma sociedade tem ao comprar uma geladeira 100 pilas mais barato e a quantidade de empregos , diretos e indiretos da produção delas , que perde , é simples constatarmos que ao obter um nivel minimo de informação e educação as sociedades cheguem a conclusão que ganham muito mais e somente assim podem ser sustentaveis tendo uma planta industrial compativel a sua necesssidade de empregos. Óbvio .

A questão de ter que pagar um pouco mais por alguns produtos jamais será mais importante que a manutenção de seus empregos e a estabilidade financeira e social de seu país.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário