segunda-feira, 16 de setembro de 2013


Acontecimentos como as manifestações populares pelo preço das passagens , o episódio da espionagem norte americana , o noticiário econômico sempre em tom tenso , o cada vez maior número de absurdos no julgamento da ação 470 vindo a público , a queda na aprovação do governo nas pesquisas , e licitações de aeroportos , portos e rodovias , marco da mineração e campo de Libra.

Apos estes eventos , a economia se estabiliza ainda que com alta da taxa de juros porem dentro das reservas do Governo ainda este tendo relativa folga financeira ou não havendo riscos as finanças públicas em curto prazo , os manifestantes não se empolgam com a oposição , os embargos infrigentes se aceitos podem levar a reconsideração de penas e sentenças da ação penal 470 , e finalmente os índices de aprovação do Governo voltam a subir , com o detalhe que Marina e Campos encostam ou deixam para traz os candidatos tucanos-dem , e aí temos a bala de prata em Campos , hoje se houvesse a retirada de sua candidatura a reeleição estaria praticamente defi nida.

Resolvido de maneira precária porem aceitável , a obscena , anti ética e criminosa invasão das comunicações de uma nação independente e soberana pelos sempre mesmos criminosos mundiais norte americanos , que agora querem retaliar a Síria com ataques militares , e como os que tiveram sua soberania invadida os retaliarão ?

Segundo parceiro comercial , um dos três maiores arsenais mundiais e um histórico de desrespeito ao mundo e as organizações mundiais , inclusive as despedançando em representatividade e legitimidade , fazem o mesmo com suas relações com o restante do mundo ao por exemplo precisarem de autorizações judiciais para escutas internas e não fazerem o mesmo em relação a escutas externas , inclusive podemos dizer que seria mais do que razoável e sim necessário a autorização do Judiciário das nações nas quais pretendessem fazerem escutas ou investigações.

Dentro deste cenário a até agora ação diplomática brasileira parece adequeda se levando em conta com que nação estamos tratando , a maior ameça a paz mundial e os maiores infratores das mesmas legislações.

Estruturalmente , as obras de infraestrutura e construção dos pilares sociais continuam em andamento , havendo a necessária resolução da questão da planta industrial brasileira. O sempre e daninho ciclo econômico no qual aumento de emprego e renda levam a aumento de consumo e importações gerando desequilibrio nas contas públicas , recessão e aumento do pagamento de juros a rentistas ou governos , sem a construção da planta industrial nacional adequada para absorver este crescimento que vem acontecendo e deve continuar , quero ver qual Einstein resolve.

Por enquanto aumento de exportações , licitações e reservas nacionais devem suprir o deficit causado pelo aumento de consumo e importações , mas por quanto tempo e quanto tempo levará até termos a planta industrial adequada para que não aconteça a bancarrota das contas públicas e consequente recessão .

Quem viu o Brasil quando Lula assumiu e os problemas então existentes , e hoje olha o panorama nacional poderia dizer que um governo que tanto fez resolveria este problema com facilidade , o porem talvez seja que é quase inédita no mundo esta política industrial que o Brasil faria se acontecer este planejamento industrial , e após vermos quais indústrias a iniciativa privada se interessaria o governo construindo as restantes . Temos o Embrapii , comissões no Senado , debates na sociedade civil , na Câmara tambem , tratando do assunto e provavelmente esta pauta ganhará importância no próximo governo.

O Bosla Familia é referência mundial , e podemos ter um novo marco nacional tambem sendo referência para o mundo , a industrialização de todas as nações , a China já anunciou sua prioridade pelo mercado interno , com este plano o Brasil faria o mesmo , já o fazendo só que  com uma capacidade produtiva industrial que não consegue mais absorver o consumo , fato que não ocorreu ou ocorrerá na China.

Com um cenário de um já desenvolvido parque industrial e digamos realisticamente, um país em obras , e com mudanças sociais e econômicas extremamente rápidas em referência histórica, propostas como a ativação da extração de potássio na região Norte pela Petrobras dona da concessão , Blairo Maggi no Senado , aumento de investimentos nas industrias de equipamentos espaciais e informática , Carta Capital tem um artigo , a necessária produção dos satélites de comunicação , e na minha opinião principalmente os setores básicos , vestuário e produtos essenciais , incluindo linha branca e mais alguns itens hoje consumidos pela maior parte da sociedade ,  industrias estratégicas por motivos de desenvolvimento regional ainda que com menor lucratividade , e presença reguladora e tambem angariadora de parte dos lucros do filé mignon do setor industrial , automobilistica por exemplo , mesmo que com participação pouco expressiva.

Vários investimentos em andamento , Luciano Coutinho , BNDS , no Senado , empréstimos para media , pequenas e micro empresas , emprestimos para estados fazerem obras de saneamento , projeto de um porto em Cuba , e outras ações do banco.

E novamente uma opção , o financiamento e construção de industrias sendo sua administração privada , com alguma participação acionária ainda que pequena , citar casos como a Vale e a construção dos super petroleiros no exterior seria como citar erros que houveram em outros programas ou iniciativas públicas , ficando esta participação em garantia em casos de má gerência ou desfalque , regras trabalhistas determinadas pelo Legislativo , e investimentos e produção , investimento e produção são o ofício dos empresários. 

Por outro lado , a não apresentação de propostas de um trecho rodoviário poderia ser encapada pelo Governo formando uma empresa para ficar sempre pronta em casos como este , não havendo o risco da estrada ficar sem manutenção ou sobrecarregar o Estado financeiramente ou burocraticamente.

Ou seja trechos de estrada que poderiam mais frente retornar a iniciativa privada , sempre preservando a empresa pública financeiramente , como empresas que o Estado assumiria , como a Vale , se a administração privada fosse mal sucedida.

Fato é que se impedirmos a sangria das importações e seus danos e ainda amealharmos os ganhos deste desenvolvimento econômico a situação em geral da nação muda e muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário