sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Artigo do Blog do Nassif sobre economia , 14-02 , o dilema entre câmbio , taxa de juros , inflação e saldo das contas públicas , incluindo a equação de pagamento dos juros a consequente desvalorização do ratting do país e fuga de dolares , e aí dispara o câmbio e toda a equação , parece uma fórmula para matar o paciente de qualquer forma.
O fato é que tem que ser equalizada para nossa economia funcionar com indices minimos de crescimento sem desequilibrio das contas públicas e todas as consequências , neste ponto não somente para economia e sim para todos os setores  da nação.
Pedreira , pro lado que correr o bicho pega e se ficar parado também , em minha opinião é qual solução é a menos pior  um planejamento de diminuição da divida e do pagamento de juros seria o ideal ainda que as previsões deste ano sinalizem até mesmo para um aumento dela , porem hoje dentro das características do mercado financeiro internacional pode ser uma das metas para se desvencilhar a economia nacional de tantas variáveis externas.
Mais plausivel a possibilidade de juros diferenciados para investimentos , sua manutenção nos atuais patamares , o custo disto , e empurrar com a barriga a situação até a entrada da produção do pré sal em maior volume. Este crédito nos dará as condições para mudanças mais ousadas , conservador o raciocinio porem o plano de nação e sua existência são de longo prazo , com a avaliação da situação , ferramentas disponiveis e correlação de forças , Tombini manda bem .
Ou seja dureza as atuais opções porem se cruzarmos esta e as outras seguidas pressões que o país sofrerá do capital internacional , e temos potencial economico para isto , mais adiante teremos um país mais bem construído , com uma população com melhores índices sociais e reservas ainda suficientes para a nova etapa de pequena ou menor dependência de condições externas para o funcionamento de nossa economia .
A continuidade do processo social e o aumento de renda que irá gerar garantirão a economia nacional se conseguirmos construir esta base social de infraestrutura e regularmos importações e exportaçãoes , parque industrial . Até porque já somos a sétima economia mundial , ou seja somente seis mercados são maiores que o nosso , com o aumento de renda e consumo , e o potencial ainda é dificil de se calcular , estabilidade política e juridica , assobiando , faz de conta , Barroso disse que vai botar na linha o , não vou nominar , somada ao Plano Nacional de Educação teriamos uma sociedade e mercado bastante atrativo para investimentos nacionais , externos  com a novidade do suporte dos investimentos públicos.
Teremos que pingar uma groja na sacola dos rentistas internacionais e nacionais consideravel , ficar atento a cada variação dos índices economicos nacionais e internacionais , uma corda bamba é mais segura que o neoliberalismo e a cada vez mais valorada variável da repercrsão das medidas junto a sociedade. Temos já quase uma linha ou gráfico que nos diz que se forem mantidos os resultados do governo da última decada , perfeitamente possivel , Alencar tá fazendo falta , o eleitorado continuirá confirmando e apoiando o atual plano de governo.
Ou seja se isto ocorrer teremos a sociedade e o mercado descritos , seria quase um mercado perfeito o que tornaria mais fácil anão necessidade de juros altos para satisfazer o mercado , manter o nível de reservas e os decorrentes gastos do pagamento destes juros . Muda a economia pela via conservadora , faltando superar as turbulências financeiras , o panorama mundial pode contribuir para a contrução deste cenário nacional e desta forma teremos mais margem para mudanças , atratividade para investimentos produtivos , poder de pressão de câmbio e nas relações comerciais internacionais enquanto estivermos com o atual nível de entrelaçamento com o atual mercado financeiro internacional.
Se as mudanças mais estruturais levarem um tempo chinês também estaremos aptos a suportar as atuais regras e em melhores condições a cada ano podendo haverem anos melhores e piores e já estamos contruindo uma base para suportar estas oscilações cada vez mais sólidas.
O Brasil de fato vem conseguindo assobiar e chupar manga , daqui a pouco China e EUA  que se cuidem , se acharmos outro Pré Sal mineral na Amazonia um abraço , Cacicão tá querendo saber cadê os dronin que ele vai derruba tudo na flechada , não sei se levantou vôo o bagulho era doido os dingo e os pescadores se mandaram e passei a marcha na bike rs rs rs , o nosso não p....

Nenhum comentário:

Postar um comentário