sábado, 1 de fevereiro de 2014

Friderich Nietzsche , 1844-1900 , combate os dogmas estruturais da sociedade norte ocidental da época , do poder monárquico , dos valores morais e repressão moral e cultural religiosa , os transvalora ou modifica e descreve um cenário social com outros valores que tornaria mais democratica e avançada a sociedade que existia e estava se modificando , contida dentro dos antigos padrões de poder e comportamento.

De fato a monarquia e o extremismo religioso e de hábitos são praticamente abandonados pela sociedade como regime político e hábito cultural e a transvaloração nietzschana se concretiza , e o mundo muda . Haddad ao utilizar mudança ao invés de avanço retira o juizo sobre as trasformações sociais , manero , ou a era da industrialização , modernismo e republicanismo começa , ou seja duas mudanças estruturais de valores e as trasformações se espraiam por toda a rede ou estrutura social mundial ocidental criando uma nova sociedade.

O fim da miséria pode ser a alavanca de uma nova era mundial , desta vez incluindo todo o mundo e toda população , um pouco diferente dos processos sociais mundiais anteriores , com um norte ideológico mais amplo , dissociado de textos ou ideologias definidas teoricamente que gerarão  mudanças na participação política , de renda e cultura . Estas novamente gerarão outras mudanças como a forma de votar e o acompanhamento de mandatos , a política será outra . A Europa apesar de ter tido as condiçõe sociais fracassou em sua experiência européia de bem estar social pelos valores escolhidos pela sociedade , neoliberalismo , e a fratura economica vem junto com a fratura social do neoberalismo e imigrações. Com a solidificação do progressismo mundial a UE deve em pouco tempo se acoplar pela sua tradição humanistas ao progressismo , nas principais economias , o norte europeu já está em outro nivel.

Ou seja o que conhecemos de valores de organização social e participação política e geopolítica pode ser tão antiquados daqui a 100 anos como as antigas monarquias , as leis , hábitos religiosos , morais e a economia  de 1870 nos parecem atualmente.

Com o término da miséria  , se o rumo ideológico progressista for escolhido pela maioria das pessoas que ascenderão de classe e cidadania e contiuarem aumentando nos setores organizados existentes não haverão somente mudanças , também a construção de uma sociedade mundial em outras bases filosóficas , finalmente talvez encontremos o rumo da sustentabilidade , reservas naturais , e condições sociais mínimas , estabilidade social , para todos.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário