quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O Brasil possui um potencial econômico o qual se comparado a empresas privadas o colocaria com todas as condições de ser uma das maiores empresas do mundo.
Então porque só começou a dar certo a 12 anos e em outros breves períodos ? Essa é a pergunta que era quase inexplicável até a era Lula .
A teoria da antecipação da riqueza e os empréstimos contraídos atualmente nos custam a bagatela de U$182 bi por ano , e nesta condição fica díficil uma empresa ou nação dar certo o que inacreditavelmente o Brasil e outras nações estão conseguindo fazer mesmo tendo caido nesta armadilha teórica financeira , neste momento de transição geopolítica e cultural mundial.
Os fatos e variáveis economicas nacionais incluem amplas reservas naturais , matéria prima , mercado interno que possibilita escala com nível de produção lucrativo  , e basicamente as outras condições incluem planejamento , organização do mercado interno , contas públicas , renda e capacitação da população.
Com um nível social razoável e melhorando , Bolsa Familia maior e aperfeiçoado , infra estrutura em boas condições sendo aperfeiçoada PAC II , e investimentos vultusos em tecnologia , fica sendo a variável inexistente a do planejamento de produção e geração de empregos que de forma avançada poderia planejar aumento de salarios , decorrente aumento ou mudança no consumo , inflação , arrecadação baseada em nivel ou faixa de emprego pré estabelecida e realizável . Com isto os gastos públicos de manutenção e a parcela destinada a investimentos industriais com a finalidade de suprir os vácuos gerados pela não investimento privado , gerando consequentemente o nível de emprego desejado, aqueles dois traços com a seta na ponta , arrecadação e investimentos que manteriam o nível de emprego e sucessivamente a equação. A manutenção do serviços públicos adicionaria a variável do aumento de cidadania e possíveis , mudanças ao invés de avanços , Haddad , na participação política da sociedade .
Ou seja uma teoria com a âncora financeira no emprego e a partir da taxa de emprego todos os outros cálculos para que esta teoria fosse tecnicamente realizável , progressismo.
Atualmente o panorama de investimentos e planejamento da planta indusrial nacional seria como se cada sócio comprasse a máquina que quisesse , a quantidade que escolhesse e para produzir o que lhe interessasse sem que houvesse uma organização e planejamento deste investimento e da rede de produção , ou seja a teoria neoliberal na qual mesmo desta forma o mercado se encarregaria de gerar uma economia equilibrada e organizada sem a necessidade do Estado e somente com a participação e decisão dos investimentos por parte de um setor.
Não foi exitosa nos paises em que foi implantada sempre causando crises financeiras com fortes perdas e danos sociais , e cíclicas , sendo a recuperação da economia mais ou menos lenta dependendo de seu tamanho , além de mal feita sectária , bom humor , ou seja duas teorias com gráficos completamente diferentes. Sendo que os efeitos sociais que o neoliberalismo poderiam causar seriam os piores possiveis somado a possibilidade de conflitos militares , as duas variáveis inexistem no progressismo .
Em minha opinião estamos em expressivo processo de mudanças no qual o progressismo atualmente é a vertente mais marcante como caracateristica destas mudanças , e como a miséria que parecia insolúvel no país e em uma década foi praticamente , 80% , resolvida e com planejamento e programas sociais em curso para terminá-la , os acertos necessários para a formulação de outro modelo econômico podem tambem ser um problema e desafio o qual a humanidade possa solucionar em prazo não muito longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário