sábado, 1 de junho de 2013


O projeto de despoluição da região dos lagos incluindo a lagoa de  Araruama , que deverá deixar a lagoa limpa  , não pode porem ser um simples desvio de despejo de esgoto , principalmente pela área a ser atingida , litoral de Buzios , tambem ser uma área de turismo e com o agravante que não está poluida.

Estranho a falta de audiencias públicas e como a sociedade civil da região , puxão de orelhas nos autores do projeto e dos que trataram e estão tratando de sua tramitação no legislativo , não participou.

A que parece possivel solução , o  autor está acompanhando acontenda pelos jornais , seriam novas estações de tratamento para que o caldo dos esgotos chegue limpo ao Rio Una e as praias de Buzios.

A possivel melhora das condições da região e da Lagoa de Araruama em troca da poluição das praias de Búzios é um seis por meia dúzia com o agravante de de se poluir mais uma área  alem da lagoa.

Quanto ao orçamento de 2 bi para as obras sanitárias na região , não usta lembrara que sempre é melhor se chegar com uma demanda de menor valor , podendo haverem os mal afamados aditivos financeiros para as obras , porem a região não pode se esquecer que recebe royalties e isto será lembrado pelos municipios concorrentes as verbas

Por sua vez possibilita uma maior participação financeira do municipio nas obras , o que reverte o argumento do recebimento de royalties , desta forma com esta verba poderia ser feito o tratamento de todo o caldo , 60% chegariam em natura as praias de Buzios no atual planejamento , de forma que simplesmente não se mude de lugar o despejo do esgoto.

Alguma solução será bem vinda pois os moradores de Buzios já estão reclamando e se organizando para um novo formato destas  , importantes e essenciais obras . Tambem importante lembrar que a comunidade não quer a paralisação das obras , deseja o avanço na coleta de esgotos , mas não admite a poluição monstruosa que será causada principalmente na praia Rasa.

Prefeito Andre , já tocando dois projetos de saneamento no municipio , e vereadores ficam com a tarefa de reverterem , modificarem seria mais adequado , o formato do plano de saneamento regional aprovado.
Uma solução que não impede a continuação do plano é que o caldo não tratado continue sendo despejado no mesmo lugar até as estações de tratamento ficarem prontas , a partir daí sendo despejados no Rio Una.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário