sexta-feira, 29 de março de 2013


O exemplo recente do conflito sírio , os protestos começam na região petrolífero e costeira , agora um detalhe curioso já começam na forma armada e de guerra civil ou tomada do poder pelas armas e pela força.

Não ocorre o capitulo das negociações orais entre lideranças , a oposição inicia o processo de mudança através das armas. Nos primeiros protestos atiradores entre os participantes abriram fogo contra as forças de segurança , houve reação e mortos e as primitivas negociações foram encerradas.

Outro detalhe a oposição é minoria e muito menos equipada e preparada para enfrentar uma guerra civil .

Ocorre a interferência internacional , as negociações não avançam e a oposição recebe mais armas dos países ocidentais tradicionais patrocinadores de conflitos. Após algum tempo a oposição alega não ter como manter o conflito sem ajuda dos países ocidentais , ou seja como movimento político legitimo estava esgotado , e é novamente armada. Agora pela terceira vez novamente alega incapacidade de manter a guerra e novamente é abastecida .

Por sua vez estes mesmos países enfrentam grave crise econômica que envolve toda a Europa , e patrocinam armas que envolvem verbas vultosas para uma guerra civil em outro continente.

Em pleno século XXI a situação resultante de uma politica pós segunda guerra mundial se torna uma aberração e acinte ao bom senso somente sendo justificada por filosofias caducas existentes durante a guerra fria , que , porem continuam em pratica , e não muito difícil de concluir os únicos ganhadores são os fabricantes de armas e a indústria do petróleo. A Petrobras lucrou 12bi , tá quase quebrando.

Colonialismo, imperialismo , big stick , antes Roma , Gengis Khan , enfim capítulos que ficaram para trás na história da humanidade , agora é esperar que o quanto antes mais este capitulo vergonhoso que foi atuação destas nações no Oriente Médio , África , América do Sul  e sul da Ásia se torne coisa do passado.

Com o tempo estas nações e suas lideranças deverão ter uma leitura histórica devida ou adequada.

Obama é um capitulo a parte na história dos EUA porem só tem mais este mandato , é muito pouco tempo , e Hillary a melhor opção pós Obama tem outra postura política e representa outras ideias.  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário