quarta-feira, 27 de março de 2013


 

Reunião dos BRICS em Durban.

Mais uma reunião anual dos BRICS e os rumos do grupo continuam os mesmos.

A atuação dos BRICS dentro do grupo como em suas políticas internas continua na linha anunciada pelos seus governos , e com licença , dentro das previsões do autor desde o inicio deste grupo.

E mais uma vez os acontecimentos diferem do panorama noticiado pela velha mídia. Praticamente só noticiando arestas , problemas pontuais , aspectos negativos e como sempre fazendo conjecturas que levam a se imaginar que estes países tenham um panorama de problemas e os BRICS dificuldades de alinhamento , ou não demonstram o aumento de solidez gradual do grupo , conjuntamente com o desenvolvimento social e econômico interno dos países e a firme disposição de alcançarem seus objetivos iniciais.

Vou listar alguns destes objetivos , o primeiro na minha opinião o mais forte causador da existência deste grupo , a política financeira e internacional dos EUA durante o período Bush. E a inteligente forma como estes países , representam com seus aliados naturais a maior parte do mundo , viram a mesa da geopolítica e adotam uma estratégia não conflituosa com os EUA e a UE , porem como vemos a cada ano que os colocarão como atores internacionais da mesma importância que estes ou , boas probabilidades , em lugar de mais influência neste cenário.

Hoje já existem algumas opiniões , o autor já as tem desde o inicio  deste grupo , que Brasil , China , Rússia e Índia , mais adiante a África do Sul , serão as principais economias mundiais , com EUA , Alemanha e Japão , como em função de suas populações e áreas geográficas também os mais importantes atores da política mundial , aí mantenho a Alemanha , o fim do militarismo interessa visceralmente aos alemães , excluo o Japão e incluo , Inglaterra, uma excentricidade temporal por seu tamanho e população , e França.

A questão é qual áreas de influência cultural e econômica teriam os países europeus e os EUA , e qual seria a possibilidade dos BRICS terem esta influência em seus continentes , e por último estes outros países se juntarão aos BRICS levando a uma reformulação da ONU , sede , constituição ou conselhos como o de segurança ou até mesmo de nome. Ou este aumento da influência deste bloco levará a que as mudanças sejam internas havendo a continuidade desta atualmente capenga instituição.

A criação do banco de desenvolvimento , agora também com reservas para países membros em dificuldades , atentem que já se conversou sobre este banco , no caso de fomento de desenvolvimento , ano passado , agora se solidifica e soma-se a função de ajuda no caso de dificuldades econômicas ,  o projeto é gradativamente lapidado e melhorado. Esta deve ser a linha de atuação dos BRICS em todas as outras áreas , já ocorrendo em várias delas , projetos culturais , educacionais , parcerias econômicas  e de desenvolvimento tecnologia já estão funcionando entre os países membros.

O fato mais relevante neste momento é que com o aumento das transações comerciais entre os países como no mercado mundial a mudança de moeda que balizará estes negócios retirará o dólar da posição de moeda internacional de troca. E aí , e aí , a cobra fuma , pois o dólar não tem lastro se valendo desta condição para manter seu valor , sem ser esta referência monetária internacional a economia norte americana terá que se virar para colocar suas finanças em ordem e conseguir lastrear o valor de sua moeda , olha só o pepino , quero ver colocarem a divida pública em ordem dentro de 20 , 30 ou 50 nos . Por sua vez como este processo será gradual não irá gerar uma bancarrota dos EUA ou crises de grande abrangência , sempre disse que os BRICS eram punks , o que não interessa aos BRICS ou a economia mundial , tudo dentro do que se esperava dos BRICS conhecendo-se seus atuais governos , políticos e potencialidades.

O xadrez se movimenta no tempo ditado pelos BRICS , atentos as suas mudanças internas e ao tempo necessário para a resolução de seus principais problemas internos , após isto assumindo  a liderança mundial. Questão de tempo.

Alguns dados , 42% da população mundial , 45% da força de trabalho , quase a metade com quase metade das reservas naturais e matérias primas dá um caldo , atualmente são 21,2% da economia mundial com este índice em franca expansão. De 2003 a 2007 o crescimento dos BRICS representou 65% da expansão do PIB mundial , tá bom , o comercio interno em 2002 era de 27 bi e em 2012 foi 282 bi , os indicadores balizam a expectativa contida no texto como a continuidade do posicionamento político dos governos dos países membros.

Saudações mundiais , siglo , o espanhol excetuando-se parte dos EUA e Canadá , Brasil pratica o portunhol rs rs é a língua das Américas , século , XXI ficando mais nítido no horizonte.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário