domingo, 31 de março de 2013


 

Qual a situação atual do país.

Um PIB de menos de 1% , a maior estatal perde lucratividade porem embolsa 12 bi no ano passado , a inflação cresce mais do que esperado ainda mais com um PIB baixo , porem não ultrapassa mais de 1 ou 1,5% das expectativas , nada de fantástico , as taxas de juros a 7,5 diminuem o custo da divida pública e do consumidor mas se subirem um ponto ou dois ou descerem não será o fim do mundo  , câmbio na mesma onda.

O panorama interno é de desemprego baixo , aumento do valor do salario e do número de pessoas incluídas na sociedade , e economia . O comercio por exemplo cresceu 8% , o setor naval está aquecido , sucateado e quase fechado no governo tucano , industrias de materiais  construção , fabricantes de fertilizantes e insumos do agronegócio também vão bem.

Desenvolvimento de tecnologia a Petrobras deve continuar sendo a referência e espera-se com isto gerando outros centros de desenvolvimento em outros setores da indústria.

Com um fator excepcional , a inclusão social que vem ocorrendo , a garantia de sua continuidade e consequente resultado de empurrar outra  parcela para camadas sociais mais elevadas , se juntando ao aumento de oportunidades em faculdades e escolas técnicas , existe falta de pessoal nestas áreas , as boas perspectivas de obras e da economia brasileira a longo prazo , com o aumento do valor do salário.

Dilma representa de certa forma , modelo para o futuro dos políticos nacionais , sólido conteúdo ideológico , eficiência , patriotismo e honestidade e temos eleições diretas em todos os níveis de forma que é um setor no qual a sociedade está no comando.

Bom aí temos a velha mídia e o Judiciário , fazem uns 10 anos , que a turma boa digamos assim diz que está quase conseguindo a liderança e implantar as reformas necessárias , um dia vai , igual ao gaúcho atolado até o pescoço já tô saindo , e a sociedade assistindo.

Barbosão vai pra ONU julgar o bush e a turma das alavancagens , aí Barbosão voce vai ver o que é tramoia. Depois tem as industrias das armas , petroleira e farmacêutica , boa sorte Barbosão a força esteja contigo !

 A velha velha mídia , mais sujeita a regulamentações é questão de tempo ser modernizada por normas constitucionais ,  sem mudanças na formatação do mercado os pequenos veículos de mídia , blogs e sites  ficarão represados pelo tamanho das atuais grandes empresas de comunicação. A sociedade se encarregará destas mudanças se o governo não as fizer , Umberto Eco em 2010 escreve com Jean Claude Carriere , Não contem com o fim do livro ,  o tamanho dos aparelhos , novos formatos de comunicação , facebook , twiter , email , é difícil prever este setor porem a maioria ainda experimentará formatos convencionais , exceto nos EUA e Europa  a tecnologia disponível a maioria da população mundial  está em outro nível . Já a velha mídia propagandista , conservadora , veiculo de partidos e ideologia neoliberal não tem futuro neste novo cenário , ao menos não ocupará o atual espaço , que vem diminuindo , raciocinando que o atual processo social  continuará , as eleições estão próximas e a vantagem da candidato do governo é grande , o encolhimento da velha mídia se manterá , sem as generosas verbas publicitárias ajudava.

A audiência da globo  vem caindo , não é um termômetro com acurácia de 100% porem mostra que o aumento de pessoas que hoje possuem televisão não significou aumento de audiência pela globo , ao contrario , e se pensarmos que as pessoas que não assistem televisão tenham menos propensão a gostar da globo veremos que a opinião pública em relação a emissora mudou mais ainda do que a queda da audiência demonstra.

Duas áreas , setores , um andando em roda o Judiciário e o outro encolhendo ,velha mídia , e  as distorções que os dois causam gerando protestos e tentativas de mudanças por parte da sociedade e políticos.

Os outros setores avançam com rapidez , os resultado sociais dos últimos dez anos são estonteantes , e se acontecer o mais provável estes setores pressionarão o Judiciário , este em especial em sua composição e a velha mídia na audiência , sendo que o principal instrumento deverá ser os representantes no legislativo e o governo que esta sociedade elegerá para mudanças nestes setores.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário