sábado, 1 de junho de 2013


Artigo Blog do Nassif , 31-05 , Saul Leblon , Blog das Frases , Carta Maior .

Começa com o panorama europeu o insere com o sudeste asiático e EUA  , critica as medidas neoliberais e denuncia a tragédia social atual na Europa.

Depois aborda o Brasil com preocupações quanto a alguns setores e ações a serem tomadas para se evitar uma possível instabilidade econômica .

A mais importante para o autor deste blog a construção , ampliação do parque industrial brasileiro de forma a adequá-lo a curto , médio e longo prazo as necessidades do país . Hoje em função do ótimo desempenho da economia brasileira e programas socias o desemprego não é prioritário porem o saldo da balança comercial pode preocupar .

Mais que preocupar pois o Pré sal garantiria a saúde financeira nacional por uns 50 anos , porem termos estes recursos enviados ao exterior seria um prejuízo incalculável , envolvendo empregos que podem fazer falta daqui a alguns anos , desenvolvimento tecnológico e menor dependência de cotações de produtos e moedas externas , entre outros como as obras e empregos indiretos.

Várias ações de incentivo a iniciativa privada para esta ampliação foram tomadas assim como grande aporte de recursos ao BNDS , e os resultados não foram e estão sendo suficientes. As obras públicas empregaram quase toda mão de obra e empresas do setor , a industria teve sua capacidade de produção máxima quase atingida , e diferentemente das obras que diminuirão quando as principais obras de infraestrutura estiverem prontas , 14 das 50 maiores obras em andamento no planeta estão sendo realizadas no Brasil , a procura por produtos industrializados aumentará.

É óbvio que mesmo não sendo urgente ou colocando em risco o sucesso do plano de nação atual , a médio prazo teremos que resolver este problema senão por meio da iniciativa privada a única opção , se internacionalizar perdemos as remessas de lucros , desenvolvimento tecnológico e os melhores empregos ,  direção administrativa e do setor de tecnologia , será o governo realizar estes investimentos.

Ou seja após o exito no combate a miséria , o Plano Nacional de Educação , PNE , a alocação dos recursos do Pré sal , olha aí a equação e o tamanho do prejuizo se tiverem que cobrir deficit comercial , a questão da planta industrial nacional necessária e quem e quando será construida passa a prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário