quinta-feira, 20 de junho de 2013


As manifestações em sua segunda etapa.

As primeiras manifestações contra o aumento razoavel e meio direitoide com lideranças psolistas misturadas com neonazistas foram uma coisa . O engrossamento inical e a ampliação das pautas , incluindo um país melhor em seu sentido mais amplo , tornou a manifestação uma ode a liberdade , justiça social e contra o neoliberalismo ou a favor de um mundo em outras bases que não as que criaram o atual cenário social .

Beleza , se exercitaram , se iniciaram em política e exercicio de suas cidadanias , e a grande suspresa , conseguem a redução da passagem no Rio e em SP em um atitude corajosa dos governos com a devida , quase esperada digamos , empurradinha de Lula e uma forcinha de Dilma.

Uma vitória política dos manifestantes e a sociedade não participante , a maioria que elege o governo e não vê ou se deixa influenciar pela velha mídia , ao menos o autor tira o chapéu para os que participaram e tornaram possível a diminuição com todas as dificuldades financeiras que foram envolvidas , aplausos progressistas .

Bom , a segunda etapa .                             

Alcançada a pauta , a etapa seguinte do movimento de se organizar organicamente e passar a atuar nos canais políticos da sociedade não ocorre e surgem novas e amplas pautas.

Esse é quadro atual com a entrada em cena de novos e por enquanto desconhecidos de origem , partidos , deputados , organizações civis e em que número engrossaram as fileiras e influenciaram nas pautas e atitudes dos manifestantes.

Para o autor está valendo a festa , mas o quadro mudou , setores mais experientes estão entrando e não são o povão ou o povo de forma espontanea , e sim pessoas que sabem das consequencias possíveis que esta manifestação possa ocosionar e a querem com tom eleitoral em maior ou menor vontade , para alguns lá no fundinho podia ser contra o governo . O governo sabe que se a militancia for pra rua toma a passeata pelo número , o PT deve dar uma leve ensaiada e deixar e cultivar a espontaniedade da primeira etapa .

A terceira etapa será a desmobilização e passagem das reivindicações somente dentro dos canais normais ou republicanos , tambem burocráticos , de se fazer política , e aí cadê o organicidade ?

O que digo é que depois de verem que manifestações são uma forma de se fazer política , que esta de fato é feita atraves de partidos , sindicatos e organizações da sociedade civil ,  , a segunda etapa é quando terão saco , tempo ou a percepção de cidadania que os leve a este segundo degrau de participação da vida pública , agora a rapaziada sabe como funciona  a formação do poder público e instituições públicas e como fazer para participar.  

E os que já pertencem a partidos ou tem ligações políticas terão que aparecer e saberemos quem são.  

Boa noite e saudações avançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário