quarta-feira, 26 de junho de 2013


Quem sabe Barroso inicia um novo ciclo da imagem dos membros do STF.

Em uma declaração de Barroso li a respeito do STF ser um moderador , até mesmo  , da vontade da maioria , ou garantir os direitos da minoria.

Filosoficamente mais que razoável , dentro do raciocínio deste autor diria incontestável , porem termos 21 cidadãos podendo se sobrepor , modificar , a escolha da maioria em uma população de quase 200 mi de pessoas não deixa de ser um risco a soberania popular.

Quando temos leis ainda não compreendidas integralmente por esta sociedade que terá suas decisões modificadas , e sentenças menos inteligíveis ainda , proferidas por juizes como mendes e barbosa a coisa fica ainda mais complicada.

Podemos supor que a lógica , algo que na minha opinião deveria ser óbvio e obrigatória em senteças judiciais , foi aplicada no julgamento do processo 470 , a teríamos completamente arranhada quando não julgamos e condenamos os responsáveis pelas privatizações e alguns membros do STF , como mendes e mais alguns , não existe lógica se ela só é aplicada a um indivíduo ou grupo da sociedade.

Se tivessemos um STF composto por Santayanas , Niemayers , diria Nicilelis , e outros com esta postura ou admiração da sociedade ,  e  citaria o respeito a ética e serviços destes a nação , continuaria receoso pela minha completa preferência pelas decisões populares , porem quando temos um STF com gilmar mendes , joaquim barbosa , a anulação da lei de imprensa e outras , a possibilidade da sociedade  se tornar refem , entrar em confronto ou ter suas decisões vitimadas por pessoas que no meu entender não tem legitimidade para isto , fica enormemente grande.

Sendo o STF esta diria válvula da segurança da minoria , entendendo que este formato   continuará , a formação do STF com membros com o perfil de Barbosa , até o momento , seria  a solução para esta delicada questão no qual o julgamento de 21 pessoas se  sobrepõe a decisão de milhões.

Ortega e Gasset é um dos autores que este autor reverência em especial quando coloca como escritos , textos , podem ter outra leitura pela sociedade e escaparem , não diria controle mas da opinião do autor , assumindo publicamente ou sendo marcos da opinião ou leitura que a sociedade faz a seu modo destes textos , o autor escrevo com uma intençaõ ou tentando dizer alguma coisa , a sociedade entende ou lê de outra forma , e este entedimento da sociedade passa a ser o reflexo ou mensagem pública do texto , Gasset arrebenta , no caso da frase citada, tudo bem Ministro , agora voce é Ministro , nós no limbo...... nós não a classe jurídica , fica frio , pra essa meninida que passa nos concursos para juizes e promotores não extrapolar muito em sentenças e pareceres........... rs rs rs rs.

Na questão da livre iniciativa e empreendedorismo particular serem os melhores caminhos para o desenvolvimento , discordo , e coloco que a economia liberal dos EUA está em crise e a economia com viés estatal chinesa avança paulatinamente , ao que parece formatando um modelo economico sem as quebras financeiras do liberalismo ou dos modelos economicos nos quais o estado não é o principal ator.

E fechando o texto , a posição favorável ao plebiscitpo , escrevi sobre o que achei da atuação de Dilma a este respeito e continuo achando a medida não somente mais avançada neste periodo recente da política brasileira , como uma celebração a participação popular , no exato monento em que isto é cobrada por um setor da sociedade, e tambem no qual os partidos tem sua  atuação e relação , representatividade não pois as eleições foram diretas , com  a sociedade questionados , ou seja achei que a Presidenta entrou definitivamente , com uma longa carreira pela frente , para o autor já pertencia , ao rol das grandes estadistas brasileiros.

O mais recente Ministro do STF , com um perfil novo  , sabendo do carater político da formação do STF e esperamos encerrado o da atuação partidária , pode dependendo dos fatos políticos e atuação de Barroso trazer ou dar ao STF , e na minha opinião isto seria inédito , a qualidade e imagem do Supremo Tribunal Federal que a sociedade anseia , só isso Barroso rs rs rs rs , olha o sublime e o ridículo.......... rs rs rs , o autor não tem jeito..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário