segunda-feira, 17 de junho de 2013


Definir o progressismo é por si quase impossível , herança anarquista presente na ideologia.

O principio básico , devidamente observada a semelhança com a democracia representativa por Ricardo Macedo dificulta a definição de uma linha ideológica como nas outras teorias.

Como se a definição ideológica se dará ocorrerá em função das escolhas eleitorias da sociedade de 4 em 4 anos , não observando as eleições municipais , se traçar uma linha ideologica sem se saber a constituição ideologica das casas legislativas é ainda bastante dificil com a atual movimentação social brasileira.
A formatação da fórmula economica mercado interno , parque industrial nacional , desvinculação da referência dólar e equilíbrio das contas públicas proposta pela teoria progressista é funcional e possivel de ser construida , mais que funcional sustentável e manterá o nível de emprego , este o mais importante na teoria progressista até mesmo que o valor do salário.

O conhecimento de que o prazo para estas mudanças que dependem do acompanhamento de outras nações será de médio ou longo prazo , impõe ao progressismo a priorização desta etapa , não há como ser uma teoria como as antigas teorias , ela é construida para se atrevessar um momento histórico de duração média , sendo após esta etapa iniciada a etapa de novos debates com a sociedade para a construção desta neste patamar a ser alcançado. Etapa que precisa de ações diferenciadas ou na qual as pautas estruturais ainda estão em discussão e tentativa ou andamento de construção.

Após isto teremos outra sociedade , não é possível sob risco de falência ou anacronismo moldarmos uma teoria que se adapte a estas duas condições socias tão diferentes.

Hoje este é o papel ideológico do progressismo , a construção de pilares , alguns novos no mundo , formatando uma nova sociedade , isto já está acontecendo , e a partir de determinado patamar social ou panorama social que está sendo construido os debates não mais serão sobre a transição e sim exclusivos sobre a organização desta nova sociedade que foi formatada , serve para a África e Oriente Médio tambem.

Um esboço de um pedaço da tentativa de construção e escrita do progressismo , esperando que Gustavo Sr , Ricardo Macedo e outros deêm uma força , saudações bem humoradas , fico de bom humor quando estou pensando , só pensar já medeixa de bom humor , falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário