sexta-feira, 12 de abril de 2013


Abertura de processo contra Lula em função das denuncias de marcos valerio , e se ele denunciar ministros do STF e todos os outros políticos e partidos aos quais prestou serviços ou conhece. E se outro cidadão anônimo ou não fizer estas denuncias serão abertos inquéritos contra os acusados.

valerio será nosso novo paladino da justiça.

Estranho , o Judiciário garante a legalidade ainda que contra a maioria , ao que me consta a maioria faz as leis que o Judiciário utiliza em seus julgamentos , sendo atingido os dois terços no legislativo ou maioria em plebiscistos esta pode e tem o direito de mudar as leis como funcionamento e membros das instituições , inclusive podendo criar novas leis se houverem brechas que lhes impeçam de exercer seu direto legitimo de comandarem a sociedade e seu funcionamento e normas como cobrarem do Judiciário seu respeito em relação as leis como honestidade de seus quadros.

Não acredito que haverá denuncia ao final do inquérito contra Lula , estaríamos mexendo em uma casa de vespas , não consta do ideário progressista reformas traumáticas motivadas pela emoção popular momentânea , porem obviamente podemos esperar manifestações populares no caso de ataque a Lula de forma anti democrática ou ferindo a legislação em vigor.

O direito de interpretação das leis concedeu aos membros do Judiciário praticamente o poder de julgarem conforme suas visões pessoais ficando a lei escrita e votada em segunda plano prevalecendo a opinião pessoal do julgador. Mudança arriscada aumentou muito o poder dos julgadores e diminuiu o poder ou a vontade da sociedade , pessoas da maior seriedade defendiam esta mudança principalmente em função das distorções sociais e como estas geravam fatos que chegavam ao Judiciário e entravam em choque com a legislação , as penas alternativas, salvem Chefes , existe esperança , o neoliberalismo e a velha mídia não acertam nenhuma, são uma consequência bem sucedida.

E temos o julgamento do processo 470 , aí a coisa complica , esse fato será melhor avaliado daqui a um pouco mais de tempo , alguns meses e o cenário estará melhor para um debate sobre este julgamento , porem a denuncia contra Lula antecipa a questão.

Marcado as vésperas das eleições na qual existe uma acirrada disputa pelo poder no maior município do país com orçamento maior do que a maioria dos estados da federação. Os acusados mais fustigados pela mídia e pelos julgadores são o principal concorrente do partido que estava no poder. Uma questão burocrática , data do julgamento. E temos a sentença , e aparece a interpretação das leis sendo utilizada uma , diria livremente secundária ou encontrada , para justificar a condenação. Se houvesse sido cumprido os ritos jurídicos de forma reta Dirceu não poderia ser condenado , a condenação em função de depoimentos ou estes sendo utilizados , sem que houvesse provas do conteúdo destes depoimentos , acusações neles contidas , praticamente impossibilita a defesa do acusado. Como se defender de acusações orais em provas , de que jeito..... essa é inexplicável. Bom a discussão sobre este julgamento na sociedade no Judiciário ainda não mesmo começou.

E temos o réu Dirceu , uma vida ligada a militância politica , participou da luta armada , exilado volta ao Brasil , ajuda a fundar o PT se torna um dos seus principais quadros, Casa Civil aparecem as denuncias ele se afasta do cargo e passa exercer consultoria a empresas e sindicatos , como milhares de outros profissionais desta área. Em qual momento Dirceu teve uma conduta criminosa em sua vida , em qual momento este cidadão agiu durante sua vida com intenções criminosas , quando agiu em interesse próprio e contrario a lei com fins de lucro pessoal. O que levaria um julgador a ver em uma pessoa com a história de Dirceu um criminoso que estaria assaltando os cofres públicos ou transgredindo a lei para obter vantagens financeiras ou as que fossem. Ou seja existe toda uma história de vida construída e já escutei chamarem Dirceu de tudo menos de ladrão , toda esta história é jogada no lixo e substituída no julgamento por depoimentos sem provas que passam a ter a validade destas e uma pessoas com uma credibilidade construída em décadas se vê transformado em um meliante pelo STF. Mais injusto impossível  , motivado sabe-se lá por quais razões , isto o tempo a história esclarecerão.

Continuam havendo recursos e isto torna menos propicio comentários sobre o processo porem até aqui tem sido de uma estranheza impar a forma como está caminhando o famigerado processo de numero 470.

Quanto a denuncia contra Lula contamos com a sabedoria dele e o restante de bom senso que ainda exista no Judiciário.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário