sexta-feira, 12 de abril de 2013


Nicolas Maduro , candidato bolivariano a presidência da Venezuela nas eleições de domingo próximo.

Chavez chega ao poder apoiado por uma coligação partidária , não é fruto somente do apoio popular e também do apoio dos partidos políticos venezuelanos , inclusive como na maior parte das democracias são vários.

Não existe um PRI como existiu no México , e não me lembro de ver a velha mídia contestar o PRI e governos mexicanos daquela época como combateu Chavez. Ou democracias com um PRI dividido em dois , segura essa negão.

A campanha da velha mídia nesta nova eleição é menor , qualquer ataque ao chavismo neste momento teria efeito contrario , assim como a vitória de Maduro é o resultado mais provável.

Temos outro ser humano ao invés de Hugo Sul Americano Bolivariano Hermano Chavez , progressista da gema , pioneiro e um dos principais construtores do atual período progressista sul americano , porem a linha ideológica segue a mesma.

As diferenças são pequenas , Chavez era um ser humano extra serie e obviamente Maduro terá que compor com a sociedade civil organizada progressista venezuelana e ter a habilidade de manter  estas forças unidas e conscientiza-las da necessidade de se reforçar a unidade em prol de um objetivo maior colocando as diferenças em segundo plano e convivendo com a realidade da impossibilidade de se agradar a todos os que participam da coligação em todas as questões.

Não tão simples assim porem com a atual oposição venezuelana também não é muito difícil . Se as forças venezuelanas já tiverem adquirido este maturidade o chavismo terá vida com longa com Maduro e seus sucessores , o tempo só fortalece o progressismo , a sociedade ganha cidadania , renda e cultura ou educação com isto distingue melhor quem são os políticos e os interesses que representam , e neste caso o progressismo , bolivarianismo tem muito mais a oferecer ao povo venezuelano que a oposição.

A calma para que o debate se concentre nos índices econômicos e sociais obtidos por Chavez , a situação na qual a Venezuela , suas riquezas naturais e sua população se encontravam antes de Chavez , e seus projetos para este mandato e qual o projeto nacional de longo prazo , ou qual tijolo Maduro estará colocando na construção de uma Venezuela para todos venezuelanos a curto , médio e longo prazo.

A oposição terá dificuldades em expor seus projetos , ou será cobrada por não realiza-los ou terá que expor a quais interesses trabalham e pretendem servir se ganharem as eleições. Em qualquer hipótese um governo da oposição entraria em choque com o que foi feito por Chavez e na eleição seguinte teríamos o retorno ao progressismo. Não acredito neste desastre que seria para a Venezuela a vitória da oposição e sim que o maior desafio será a convivência entre as forças governistas sem Chavez como moderador e elo de ligação entre todas elas.

Su desafio Hermano Maduro.

Saudações brasileiras e sul americanas.

Dá-lhe , dá-lhe , dá-lhe Chaves , seremos soberanos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário