quinta-feira, 11 de abril de 2013


Continua aparecendo no debate sobre inflação a possibilidade de aumento de juros que gera desemprego e menor consumo.

Seria bom que se explicasse a estas pessoas que taxa de emprego não se negocia. É a principal taxa para o equilíbrio da nação. Possa citar que envolve desde a dignidade do cidadão até o status de nível de oportunidades semelhante a toda a sociedade.

Quanto a inflação por exemplo ainda hoje o cigarro consta nos produtos que medem a inflação , eu digo que o sistema financeiro é de uma perfeição impar , a muito cigarro não é mais um item essencial para a maioria da população. Outro ponto o índice gera aumento de juros , que gera maior despesa pública com a remuneração da divida. Ou seja mais que razoável que este índice dependendo das condições econômicas tenha alterações. Não é razoável contabilizar aumentos decorrentes de secas , ou o índice será igual ao clima sujeito a varias intempéries . Outra alternativa é se diminuir o numero de itens se mantem a inflação baixa e a economia estabilizada restando a sociedade não consumir os produtos que aumentem ou substitui-los até um momento econômico melhor no qual voltem a ser inseridos no calculo da inflação o que gerará um maior correção do salario e desta forma o preço destes produtos voltará aos mesmos níveis ao consumidor.

Ou seja o que não podemos é continuar utilizando igual múmias ou cegos um sistema econômico que sabemos que não funciona.

O ciclo econômico brasileiro era bem claro tínhamos uma crise recebíamos um pouco de dinheiro a juros altíssimos , fazíamos reformas que geraram miséria e concentração de renda  juntávamos reservas e inevitavelmente outra crise , já dizia que o sistema financeiro inevitavelmente imporia este ciclo as nações não industrializadas ,  e se iam nossas reservas , e recomeçavamos o ciclo de geração de miséria , concentração de renda e diminuição de atividade industrial.

Os programas sociais , geraram um economia e mercado interno que seguraram a crise internacional como aumento do comercio e atividade industrial , ou procura , com a queda da taxa de juros e estabilidade da inflação se consegue dar novo rumo a economia brasileira , com o ultimo desafio , econômico , de aumentar o parque industrial e desenvolvimento de tecnologia.

Se podemos garantir a continuidade deste projeto com mudanças na forma de calculo destes índices , ao menos por enquanto esta seja a melhor solução.

Emprego não é opção , devia constar na constituição , ou ser tratado como assunto de segurança nacional ou patrimônio e direito do povo brasileiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário