segunda-feira, 15 de abril de 2013


Vitória como esperado de Nicolas Maduro , 300 mil votos a mais , e alguns protestos da oposição e preocupações com o que possa ocorrer nos próximos dias ou semanas. Alguma tentativa antidemocrática de um cardápio que já conhecemos.

Vianna , blog do Escrevinhador , coloca o ponto que me parece chave , ainda que houvesse uma diferença maior a favor de Maduro , este terá como maior desafio manter a unidade do bolivarianismo e aumentar o dialogo com a sociedade civil organizada . Inclusive com a oposição , Vianna tem a sensibilidade de citar com os eleitores da oposição , as lideranças talvez não tenham muito a acrescentar a Venezuela.

O discurso do candidato da oposição confirma o raciocínio do autor , o cidadão promete manter programas sociais , estatais e reserva de mercado entre outras conquistas de Chavez , ou seja se ganhasse e não cumprisse a sociedade provavelmente o repudiaria na próxima eleição e teríamos a volta do progressismo ou , Capriles faria um governo bolivariano , ou seja o bolivarianismo não corria riscos neste instante.

A quebra da ordem institucional , ou o bom e velho golpe de estado , a tentativa , entraria em confronto com a sociedade venezuelana já razoavelmente organizada e com histórico de mobilização e com a posição a favor da legalidade das Forças Armadas . Dá vontade de repetir Lula , que venham , Lula se referia as eleições , porem concordo novamente com o texto de Vianna que indica o caminho da negociação e paz a Maduro como a melhor opção , como Lula rs rs , ou seja demonstrar o espirito de conciliação e paciência com os ataques ficando em uma posição mais elevada que as baixarias da oposição , privilegia os caminhos democráticos e entra em sintonia com o desejo da maioria de que se evitem ou existam conflitos na sociedade.

Com cinco idas a Venezuela nos últimos quatro anos Vianna coloca os principais problemas que viu e com alguma semelhança com o Brasil a Venezuela passa a ter novos desafios após a resolução dos principais problemas , a sociedade adquire o desejo de mais reformas e melhoras e como no Brasil os governos não podem dormir no ponto com os resultados já alcançados e tem que estarem atentos aos novos anseios que surgem nesta sociedade que foi e vendo sendo modificada pelo progressismo , e o principal conseguir fazer as obras e mudanças que esta sociedade em modificação exige.

Excelente o texto , como a atenção novamente dada pelos blogs progressistas a eleição e possíveis atentados contra a democracia na Venezuela e legitimidade da eleição e seu resultado.

Chavez sorri e provavelmente entoa alguma canção , o povo venezuelana é extremamente musical. Nossotros somos progressistas !

Saudações sul americanas progressistas brasileiras.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário