domingo, 7 de abril de 2013


O emprego de moradores de rua , pessoas sem qualificação e apenados na construção do estádio soteropolitano , e baiano.

Este trabalho entra como qualquer outro nas estatísticas porem tem uma valoração social muito diferente dos outros , abrange a camada mais vulnerável ou mal preparada para conseguir entrar no mercado de trabalho adquirindo cidadania e condições de vida semelhantes ao do restante da sociedade.

Entre os apenados existe a leva incessante do trafico de drogas , gera também valores próximos a 1bi contaminando toda a economia , o combate demonstrou o consumo ser habito cultural , como o consumo de bebida e não atividade , ou intenção criminosa pelos que consomem , ou seja não tem como eliminar através da repressão , pela logica dos malefícios colaterais que a criminalização gera o natural deve ser a regulamentação em todos os níveis do mercado de drogas.

E uma visão nova sobre como a sociedade tratará este setor existente de pessoas com menos capacidade de adaptação social e também geradas por quedas na atividade econômica , mais humanista e que valorem também outras consequências que não as estatísticas , um projeto de bem estar social que seria gerado , como será por uma via ideológica construída no Brasil , sendo que esta base mantida por programas de renda mínima possa vir a somar a sociedade que terá comunicações , ecologia e desenvolvimento espacial em sua realidade , com isto gerando uma sociedade que acabe por ser mais propicia e facilite as iniciativas , ética , construtivas , licitas , com preocupações coletivas nacionais e sociais.

Uma opção para a humanidade , que o autor acredita ser realidade futura através do progressismo.

Um Brasil com índices sociais com os argentinos ou uruguaios em uma América do Sul no qual esta base da pirâmide social tenha renda mínima e serviços essenciais garantidos seja realidade em todos os países. Nunca tivemos este cenário na história da AS e talvez nunca tenhamos estado tão avançados nesta construção. Um novo modelo de convivência e organização social para o mundo , a economia deve sofrer as alterações , assim com a relação capital , trabalho , sociedade , Estado que uma turma , construtivamente cobra , talvez funcione por esta via Pomar.

Outro modelo será o chinês.

Outro modelo será o do leste europeu sob a influência ou liderança da Rússia.

Índia por sua cultura ímpar , tamanho e potencial econômico pode ser outra nova via assim que conseguir resolver seus problemas sociais.

E a opção africana África do Sul a frente e todo o potencial daquela continente mágico.

Em níveis mais ou menos avançados a humanidade busca e constrói novas alternativas para a até então existente de predomínio dos países ricos ocidentais , suas fraudulentas e quebraveis economias , técnicas , acadêmicas e quase cientificas , suas amorais e por vezes , muitas , criminosas politicas externas e a pratica de implantar sua mídia , velha mídia internacional , em todo o mundo com suas propagandas de suas falidas ideologias e objetivo de desinformar e formarem a opinião que lhes interessa nas sociedades.

E podemos concluir nos encontramos no meio deste processo histórico , desta luta entre modelos políticos e de convivência entre nações e seres humanos. O futuro a Deus pertence , aquela rezinha Chiquito primeiro , e a nós cabe construí-lo.

Vale ressaltar que o mais perto que chegamos de sociedade equilibrada foram as experiências norte americana e europeia , com o detalhe que formadas e mantidas primeiro pelo imperialismo , ou explorando as outras nações , não é sustentável , por um sistema econômico fraudulento e também não sustentável , três quebradeiras no passado recente a mais recente em 2008 com efeitos até hoje nestas economias , que somado no caso dos EUA as guerras fracassadas levaram o pais a crise , na Europa o ingrediente a mais que o econômico foram as imigrações , aumentaram o desequilíbrio social e por pouco o xenofobismo não gera novos nazismos. Um fracasso e deixaram titica espalhada pelo mundo inteiro exceto China.

As experiências chinesas , russa e cubana careceram de maior oferta de renda e acesso a bens materiais , nos três casos , atualmente por caminhos diferentes todos tem grandes chances de prosperarem , sendo que China e Rússia mais avançadas, como os Brics , hoje estão em trajetória ascendente social e econômica enquanto EUA e UE no mínimo andam em roda , EUA vive um momento atípico com um presidente que seria a esquerda do partido democrata , negro e com ascendência muçulmana , porem não existem outros lideres próximos do perfil de Obama e deve haver retrocesso com o próximo presidente.

Ou seja temos duas importantes etapas , ou passos , os BRICS e  áreas de influência progredirem socialmente e terem economias sustentáveis , EUA e UE resolverem suas crises econômicas e sociais e desmontarem o sistema financeiro das alavancagens e outras falidas técnicas e dogmas , e com este panorama então a construção de um cenário mundial com paz e equilíbrio social para todos . E o grande desafio um sistema econômico que permita isto e trabalhe para isto , não um bestial ou imbecil sistema financeiro mundial que despreza as consequências macro e prioriza o curto prazo e interesse de poucos.

Quem ganha com a idiota teoria de vamos produzir dinheiro sem lastro , o lastro são os resultados futuros da economia , os jenios faziam um antecipação com a alavancagem e outras falcatruas da riqueza futura que seria gerada , assim adiantando a humanidade esta riqueza , gerando prosperidade imediata ao invés de se produzir e esperar os frutos destas riquezas após serem produzidas e os valores serem lastreados . Como alguém acredita em uma palhaçada desta como outras que vigoram na teoria economia neoliberal , pois é mas elas existem e geram crises mundiais financeiras mundiais , só isso , e ainda continuam dominando o sistema econômico mundial , sendo produzidas por supostos centros acadêmicos de excelência , universidades e faculdades , que as propagam , dão aspecto técnico e uma passada ou finada credibilidade.

O banco dos BRICS por enquanto é a melhor opção da humanidade para a construção de um novo modelo econômico mundial .

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário