domingo, 14 de abril de 2013


Eleições hoje na Venezuela , Maduro é franco favorito e o resultado tem importância estratégica para a região.

Mais ao norte que Brasil , Argentina e Uruguai a Venezuela fecha o circuito progressista na América do Sul , economicamente um dos principais mercados brasileiros e das mais importantes investidoras das região , como no caso argentino pro exemplo.

Uma mudança de opção de compras trocando produtos brasileiros por norte americanos , diminuição de investimentos na América do Sul e perda de um dos principais polos progressistas do continente alterariam o cenário político e econômico da América do Sul.

Internamente a maior parte das reformas feitas pelo bolivarianismo constam da constituição venezuelana , a sociedade civil avançou em organização , renda e informação , o legado bolivariano e de soberania nacional deixado por Chavez dificilmente será apagado da consciência da sociedade venezuelana , ou seja internamente não haveriam grandes mudanças , sendo as relações externas as mais prejudicadas por uma eventual eleição oposicionista.

Maduro é Chavez , Chavez era um plano de nação , Maduro somente continuará a construção  desta Venezuela do século XXI , com soberania , justiça social e ainda necessitando construir um parque industrial adequado e resolver outros problemas.

Uma tentativa de retrocesso por parte da oposição teria enormes consequências e geraria protestos populares podendo inclusive haver confronto interno.

A Venezuela superou a primeira etapa de avanços incluindo socialmente a maior parte da sociedade , aumentou sua renda e cidadania , e agora com a maior parte da sociedade participando e tendo as condições mínimas de cidadania será possível novos avanços de forma cada vez mais democrática e legitima , havendo a continuidade desta inclusão e melhora de condições sociais ou de vida da maioria da população este processo terá continuidade, ou seja um desenvolvimento no qual toda a sociedade participa , sustentável e de acordo com os anseios e necessidade da sociedade venezuelana e adequado ao novo século que se inicia.  

Um satélite norte americano , uma republica de bananas , hoje a Venezuela encabeça a lista dos principais países sul americanos com Brasil e Argentina e mundiais ,  teve um dos maiores lideres políticos da história recente mundial , Hugo Chavez , o reizinho esperto espanhol tá todo enrolado em corrupção e o país dele em uma titica de dar gosto , e a Venezuela vem se tornando um país adequado ao , esperamos , cenário progressista do século XXI.

Um leitor da velha mídia acha que a situação da Venezuela , podemos incluir Argentina , é melhor ou pior que a espanhola , somente um exemplo dos serviços que a velha mídia presta a uma sociedade. Imaginem se fosse Chavez nesta situação imaginem a campanha e o tom .

Como bons progressistas não mandamos ninguém calar a boca ao contrario construímos nações nas quais todos opinam e participam , e exaltamos que as pessoas coloquem suas opiniões concordando ou não , e falando nisso fala aí reizinho sobre as mamatas com teu genro enquanto a Espanha tem uma taxa de desemprego entre os jovens de mais de 30% .........

Chavez foi o líder de uma das maiores revoluções sociais da história , pioneiro na avalanche progressista que varre o neoliberalismo da América do Sul e participa ativamente da construção de uma nova ordem mundial democrática contra o nazista unilateralismo , e o fim da história segundo alguns acadêmicos nacionais e internacionais , e o reizinho fez o que.......

Saudações sul-americanas e brasileiras e buena sorte aos hermanos venezuelanos chavistas na eleição.

Dá-lhe , dá-lhe , dá-lhe Chavez , somos progressistas !

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário