segunda-feira, 1 de abril de 2013


Texto de Valter Pomar no blog do Nassif.

Um dos melhores que li este ano , opiniões sobre as ideologias dos setores nacionais , como estão agregadas hoje , como modificam a posição dependendo da pauta , a mudança no perfil do operariado , o caminho ideológico que esta acontecendo , uma comparação com outros momentos destas ideologias na história e ideologias que estiveram no poder na Europa ,  um quadro futuro de como se posicionarão no mapa político nacional.

Punk , textaço. Porque os inúmeros assuntos e questões levantadas por Valter Pomar não são a pauta da mídia nacional , qual o impacto se isto estivesse ocorrendo na vida pública e para a sociedade.

Um texto que debate a sociedade que elegeu este governo , a composição partidária e no legislativo que esta vem elegendo e a forma como as forças politicas e correspondentes ideologias se comportam e podem vir a se comportar.

Interação regional e corrupção também debatidos.

E vou finalizar a critica ao texto com a avaliação que Pomar faz sobre o PT , as mudanças no perfil do militante , o aumento do numero de filiados e perda ou falta de conteúdo ideológico destes Olívio já broqueava com a filiação em massa , eu defendia que as pessoas tinham mais oportunidade de formação filiadas a um partido e o PT me parecia e me parece o mais adequado para isto , observando-se minha opção ideológica , a provável ou prováveis mudanças que ocorrerão nos partidos , do caramba Pomar .

Salientar que Pomar pertence a uma corrente minoritária e seguidas vezes vê a posição de seu grupo ser suplantada , e o que vemos é o cidadão Valter Pomar produzir um texto destes e pensar Brasil e PT com o mesmo patriotismo e empolgação , me lembra outro filiado , o nordestino , a diversidade que faz o PT ser o que é.

 O caminho de um desenvolvimentismo quase conservador , com poucas mudanças estruturais é uma bela sacada de Pomar , existe o cenário em minha opinião , porem acredito que as mudanças estruturais passam pela modificação da sociedade , mais um tempo para experimentarem cidadania e aumentarem renda e conhecimento , a partir desta nova sociedade , teríamos , participariam mais com estas mudanças , as novas formatações do Estado e suas funções . Vou colocar uma hipótese o aumento de empresários e mesmo nacionalistas podem ser mais liberais que socialistas , uma sociedade mais parecida com a que cita Pomar , outra hipótese o aumento de profissionais liberais se a classe se enganjar , partidos , ongs , sindicatos , podem ocupar o espaço tradicional do proletário e ditar o ritmo nacional mais socialista , ou o que diria progressismo avançado. O ambiente de bem estar social , o mais possível ao meu ver , comparação inteligente com Europa e mesmo EUA , ou em outra forma com relações diferentes entre capital e trabalho , quanto melhor pode ser o trabalho remunerado sem esgotamento das contas públicas e com o aumento de renda e salario quais as cobranças e anseios que uma sociedade com estas características desejaria no século XXI das comunicações instantâneas e da ecologia.

Pomar acho que vou escrever outros textos em função do que li , com licença , rs rs rs , Saudações brasileiras.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário