quarta-feira, 3 de abril de 2013


Discurso do deputado Paulo Pimenta PT-RS na Câmara sobre a mídia nacional. Integra no blog Vi o Mundo.

O que vem ocorrendo na mídia com o aumento dos blogs e outras formas de comunicação é a queda de audiência da velha mídia. Conjuntamente com este fato este grupo também perde espaço no poder. Ponto no qual começam os atritos com a sociedade e protestos maiores ou menores , digamos assim , nos blogs progressistas. Quando Lula ganha as eleições este grupo , que participava ativamente na nomeação de ministros , se vê alijado de seu espaço no poder. A reação é um jornalismo udnestina , recheado de acusações , mentiras , distorções e grosserias em nível que diria antidemocrático. Com isto vem a reação e em muitas vezes o tom nos blogs progressistas era o mesmo , o que não foi o caso do Azenha , inclusive os blogs da oposição eram os mais agressivos.

E temos outro capitulo , incrivelmente , acreditamos porque estamos vendo , a velha mídia parte para o ataque no Judiciário e acontece o que ninguém poderia esperar e as sentenças em grande maioria a favorecem.

Por outro lado somente a globo detém quase 50% das verbas publicitárias do governo , gerando por parte do deputado Paulo Pimenta a proposta de um seminário no PT e apresentação de propostas para a mídia nacional.

Com isto temos o contraditório quadro de uma velha mídia agarrada a verbas do governo que se opõe , ao Judiciário com o porem que ela é quem faz o jornalismo mais agressivo do país e com queda expressiva e já podemos dizer continua de audiência. Em choque ou desacordo com a sociedade e recebedoras de vultosas verbas oficiais publicitarias e sentenças favoráveis do Judiciário.

As verbas e sentenças são altamente condenáveis moral e eticamente e não acredito que continuem por longo prazo , não são sustentáveis , sustentável é estar de acordo com os anseios e exigências da sociedade , e neste caso o exemplo é a mídia progressista fruto das mudanças recentes ocorridas no país .

Um canto de cisne melancólico , a manutenção do espaço indevido , ou formatação de um mercado que lhe garante a sobrevivência , os resultados da concorrência ainda que com muito menos condições já traçou um quadro de declínio , verbas oficiais e sentenças judiciais , não são armas de quem está em acordo com a sociedade e que tenha futuro em um mercado e verbas mais bem distribuídas , como em sentenças mais factíveis ou razoáveis.

O seminário do PT e propostas resultantes podem ser um passo importante para estas reformas.

Uma melhor distribuição das verbas , uma distribuição democrática do espaço da mídia , sentenças razoáveis , e que a sociedade escolha o que quer ler ou assistir. Nestas condições as mudanças nos índices de audiência podem ser diferentes , e a sociedade que se formará também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário