domingo, 14 de abril de 2013


PIB dos EUA 15,09 , China 7,28 , Japão 5,9 , Brasil 2,4  , em 2011 , o Brasil na sexta posição.

As quatro maiores dividas externas são dos EUA , Inglaterra , Alemanha e França , a relação dívida PIB inglesa é de míseros 335% , tá bem o eixo neoliberal , França e EUA procurando uma forma de como saírem da armadilha , de vento em popa o neoliberalismo.

As economias dos BRICS crescemam tem enorme potencial de crescimento interno e aumento de participação em suas regiões.

EUA e UE com mercados internos saturados e dificuldades externas pela rejeição a globalização patrocinada por eles , sua política externa armamentista e atravessando crises financeiras em suas estruturas econômicas.

Cada qual que faça um panorama para o futuro.......

Dólar a caminho de deixar de ser a referencia monetária internacional , planejamentos econômicos nacionais , maior presença de estatais na economia e regularização dos mercados financeiros , ou seja a constatação da pilheria que era com a humanidade a teoria que os mercados iriam resolver a economia , e a sociedade , o acinte era tanto que também gerariam organização social , o mundo conhece , desfruta , digamos assim, dos resultados.

Vem ocorrendo a natural rejeição aos resultados gerados pelo neoliberalismo e consequentes mudanças , os países que mais foram atacadas e defenderem sua soberania , riquezas naturais e mercados internos formam um novo bloco , BRICS. A América do Sul , África , sul da Ásia e leste europeu passam a terem novas opção de referencia e alianças estratégicas , o panorama geopolítico se modifica e , próximo passo , a economia mundial , suas instituições e relações internacionais passam a serem questionadas e surgirem novas opções.

Agora outro questionamento as mudanças continuarão avançando e teremos um novo panorama econômico como já ocorreu no campo político , o unilateralismo já era e o multilateralismo é uma realidade , ou um retrocesso no campo econômico e a volta do neoliberalismo.

Fico com a via progressista , vale um açaí mas como estamos próximo ao milésimo acesso talvez tenha que controlar as apostas , caindo da cadeira , se conseguir um tonto pra apostar no neoliberalismo é muito , socando a mesa .........

Nenhum comentário:

Postar um comentário